terça-feira, 21 de junho de 2011

GLUTONARIA LITERÁRIA



Tenho comigo um exemplar da revista Estampa de Abril 2003, Ano 2. Nº 18 – Valor Econômico – com o seguinte título de capa: “FOME DE LIVROS”. Minha prima Tatiana quem me deu quando viu a reportagem. Não à toa: sou apaixonado por livros. Considero-me um verdadeiro glutão literário. Gosto de livros bons – não importa a categoria. Claro que possuo mais livros de Literatura, mas se o conteúdo tiver informações interessantes, por que não ler?                     

 
         

Minha fome por livro se deu quando aprendi a ler. Minha prima Wilma era uma leitora voraz, talvez tenha sido ela uma incentivadora sem saber. Na escola algumas professoras incentivavam-nos com livros infantos-juvenil. Um dos livros que me marcou muito foi o De trote em trote agarrei o velhote, de Mauro Martins. Recordo-me dos primeiros versos ainda: Era a velhinha Serafina. Nem muito gorda, nem muito fina. Podia até, se quisesse, tomar vento furacão ou ar. Sem risco algum de voar”. Porém o prazer de ler, infelizmente, poucos desfrutam. Vejo pelo meu sobrinho. Sempre o instigo a ler, mas nada. A leitura não deve ser imposta nem obrigada; do contrário causa aversão. Isso aconteceu comigo na quinta série – hoje sexto ano do Ensino Fundamental II – a professora pediu-nos para ler Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis. Ao abrir o livro e deparar-me com aquela dedicatória: Ao verme que primeiro roeu minha fria carne é dedicado, com amor, essas memórias”, não passei da segunda página. Fui lê-lo treze anos depois. É uma grande obra, sem dúvida. Até mesmo Harold Bloom encantou-se com Machado; chegando a adjetivá-lo como um milagre dos trópicos.



Há vários adjetivos para essa paixão: Fome e Glutões de livros – como na revista Estampa –, Vírus da leitura – como Mindlin – ou mesmo Glutão Literário – como no blog do colega Diego da Silveira que gentilmente cedeu-me seu desenho para eu colocar nesse artigo, obrigado Diego! – não importa, o que  precisa acontecer é incentivar as crianças no caminho da leitura. Isso – posteriormente – trará o prazer da descoberta literária.

20/06/2011

5 comentários:

  1. Eu tb o sou, meu amigo, vc sabe, contudo, suas leituras são mais aprimoradas que as minhas. Eu brindo a isso. Estou matando saudades por aqui. Bjks,Milla

    ResponderExcluir
  2. Concordo com você. A prática da leitura é algo cada vez mais raro, principalmente entre as crianças.
    Muito legal essa sua paixão pelos livros. Espero que todos sigam esse exemplo.
    Sucesso, cara!

    ResponderExcluir
  3. Olá, amigo! Passando pra deixar meu beijo carinhoso. Milla

    ResponderExcluir
  4. Amigo, vc sumiu daqui tb??? Ora essa! Agora tem um novo blog pra vc visitar tb. É o Ponto de Vista", passe por lá. Bdijos, Milla

    ResponderExcluir
  5. Te convido a conhecer meu novo Blog Ponto de Vista. Ficarei feliz com sua visita, obrigada.
    Por onde anda vc? Bjks, Milla

    ResponderExcluir