segunda-feira, 22 de agosto de 2011

A SAGA DOS WINCHESTERS


Acabei de ver as cinco temporadas do Supernatural. A história gira em torno dos irmãos Dean (Jensen Ackles)  Sam Winchesters (Jared Padalecki). Um ser sobrenatural mata a mãe deles, assim John Winchester ( Jeffrey Dean Morgan) – o pai – parte em busca do demônio de olhos amarelos para matá-lo e desaparece por um bom tempo. Dean procura Sam – que está cursando Direito – para comunicá-lo do sumiço do pai. Sam não quer saber, a princípio; porém sua namorada morre da mesma forma que sua mãe – descobre depois pelo irmão. – A partir desse incidente resolve acompanhá-lo. Rodam todo o Estado Americano em busca do pai, da arma – o Colt criada por Samuel Colt para matar demônios – e do demônio – Azazel – através de pistas deixadas pelo pai num diário. Procuram acontecimentos sinistros, morte em grande escala, tempestades temporãs, que possam indicar onde está Azazel. Até aí não há tanto demônios na história, pois eles estão presos num portal pelo criador do Colt.  Bom, assim alguns personagens vão aparecendo e partindo – cruelmente, muitas vezes –, da série.


Tem a ladra  Bela Talbot –, de objetos que rouba as peças e e relíquias em troca de muito dinheiro, caçadores de demônios – conhecidos de John –, sendo um desses Robert Singer – mais conhecido por Bobby, interpretado pelo ator Jim Beaver, que os acompanhará durante às outras temporadas – a quem os irmãos o tem por pai – curioso também é que o nome do personagem é o mesmo do produtor executivo. Encontram a arma, porém Bela a rouba. O pai também aparece mais um demônio bate no Impala em que eles estão – chev 1967 – e o Dean fica em estado de quase-morte. Jonh invoca o demônio Azazel para trazer de volta a alma de seu filho. A proposta do demônio é levá-lo, junto com a arma. Ele aceita e acaba morrendo. Na terceira temporada é a vez de Dean fazer o mesmo pelo irmão que é morto. Dessa vez o demônio das encruzilhadas dá-lhe apenas um ano de vida. Cumprido o prazo, os cães do inferno vêm pegá-lo e ele vai para o inferno.



Na quarta temporada aparece outro personagem Castiel – um anjo do senhor, otimamente interpretado pelo ator Misha Collins – que resgata Dean do inferno.



Nessa mesma temporada aparece o demônio Crowley (Mark Sheppard), cínico, irônico, engraçado. Ele mesmo avisa aos Winchesters em certas situações "isso é que dá fazer trato com o demônio", deixando-os até as últimas consequencias. Ajudando-os depois. O ator conseguiu criar um personagem  meio simpático. Porém com ressalvas.



 Durante toda a temporada há mescla de lendas mitos, demônios, lendas urbanas, vampiros, lobisomens, e afins.  Ficou interessante. Vendo, lembrei-me do livro de Neal Gaiman Deuses Americanos, onde o autor mostra a vida particularizada de alguns imigrantes e do protagonista Shadow que após sair da prisão descobre sua missão: Evitar a guerra entre os deuses, pois assim, evitaria o fim do mundo.  Dean por ser o irmão mais velho tem a responsabilidade de cuidar de seu irmão, é muito obediente ao pai e segue a risca o que ele pede; enquanto Sam é questionador, rebelde e procura seguir seu caminho por ele mesmo.  A começar por aí, as diferenças entre os irmãos remeteu-me à parábola do Filho Pródigo, Caim e Abel. O interessante nessa história são os vários intertextos e influências durante as temporadas. Assisti a primeira vez para conhecer a história direito. Agora farei as anotações sobre os intertextos e citações. Em breve voltarei com a análise mais aprofundada.  




22/O8/2O11

Nenhum comentário:

Postar um comentário